Pesquisar este blog

quinta-feira, 29 de março de 2012

Economizar para não destruir

        A Tecnologia ajudando a vida do consumidor
           Um novo aparelho vai ser instalado nas residências em 18 estados brasileiros. É um novo tipo de relógio de luz. Com esses medidores, quem gastar mais energia no horário de pico vai pagar mais. Em compensação, quem planejar o consumo, deve economizar na conta. O novo medidor vai enviar direto para a empresa - pela rede elétrica - não só informações sobre o consumo, mas também sobre oscilações e falta de luz.
           Os consumidores que receberem o medidor digital poderão escolher se querem ou não aderir à tarifa diferenciada. Quem tiver o novo medidor instalado em casa vai receber também um aparelhinho, que pode ser ligado em qualquer tomada. Com ele, é possível saber em tempo real como está o consumo e calcular antes do fim do mês de quanto será a conta de luz.
            
    
           Com esta nova tecnologia não ganha apenas o consumidor.  O meio ambiente também ganha. A solução para o consumo elétrico não está na construção de mais barragens e sim na economia da energia elétrica gasta no país. O novo aparelho vai ajudar a reduzir o desperdício - muitas vezes não percebido pelo consumidor - dando uma visualização do maior e menor consumo ao longo do dia. Com o objetivo de economizar energia, indiretamente - e porque não dizer diretamente - o consumo sofrerá uma redução, a qual impactará nas fontes geradoras de energia, as hidrelétricas.